sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Brasil o país do fome zero

Proposta de governo para o primeiro mandato de Lula, confira reportagem da época:

País do Fome Zero tem epidemia de obesos, diz NYT

Larry Rohter, o correspondente do jornal The New York Times que afirmou que o presidente Lula tinha problemas com a bebida, comenta hoje em reportagem a pesquisa divulgada há um mês pelo IBGE que indica que o Brasil enfrenta uma epidemia de obesidade. Rohter lembra que este é o mesmo país cujo presidente de esquerda defende que a fome é o principal problema social, levando à criação do programa Fome Zero.

O repórter cita a resposta de Lula após a divulgação da pesquisa: "Fome não é algo que pode ser medido em uma pesquisa. Nem todo mundo reconhece que passa fome. Eles têm vergonha".

O texto, que é ilustrado com a foto de mulheres e crianças acima do peso na praia da Ipanema, diz que é controverso que o país que deu origem à garota de ipanema, à tanga, a Gisele Bündchen e outras modelos, enfrente um problema como a obesidade.

A reportagem cita os dados do IBGE de que 40% dos brasileiros estão acima do peso. Um em cada 10 adultos, ou cerca de 10 milhões de pessoas, é obeso segundo normas internacionais. Já os subnutridos brasileiros seriam menos de 4 milhões.

Segundo o texto, as estatísticas brasileiras mostram um alarmante crescimento da obesidade desde 1970, quando a pesquisa do IBGE foi feita pela primeira vez. Assim como ocorre em outras partes do mundo, os principais culpados são uma dieta não balanceada e vida sedentária, com algumas variantes particulares do Brasil, diz Rohter.

"Os brasileiros, por exemplo, têm um gosto pronunciado pelo açúcar, algo natural no país que é o principal exportador do produto", segundo o texto. O repórter conta que os brasileiros habitualmente colocam açúcar em frutas naturalmente doces como abacaxi ou mamão papaia. "Algumas vezes, parece que metade do cafezinho é feito de açúcar", ironiza.

A introdução de produtos industrializados nos últimos anos na dieta brasileira, com uma quantidade muito maior de carboidratos seria um outro fator citado para explicar a epidemia.

A obesidade brasileira também é explicada através de traços culturais na reportagem. Constanza Pascolato, uma das principais consultoras brasileiras de moda e beleza, é citada no texto. "Enquanto os americanos estão interessados em seios, os homens brasileiros querem algo para apertar", diz ela. "Mulheres estão sempre ouvindo: você tem que comer ou vai parecer uma vara e são encorajadas a serem cheias", completa.

Larry Rohter ainda afirma que Lula contestou a pesquisa com as afirmações por causa da sua história pessoal, de criança que passou forme no nordeste. "Mas hoje Lula é um destes brasileiros que lutam para manter o peso sob controle", conclui o repórter, mencionando os hábitos de Lula de consumir "churrasco, cerveja e buchada".

Nenhum comentário: