quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Do ler e escrever
Quem de vós pode, ao mesmo tempo, rir e sentir-se elevado?
Aquele que sobe ao monte mais alto, esse ri-se de todas as tragédias, falsas ou verdadeiras."
Zaratustra.
Assim falou Zaratustra ( Introdução da terceira parte )
Friedrich Nietzsche
Editora Civilização Brasileira
domingo, 27 de janeiro de 2008

Essa é a bola da vez. Depois de uma certa resistência resolvi saber o que o Bernard - Henri Lévy tinha para dizer sobre Sartre, até porque para mim o primeiro filósofo é uma espécie de Tocquevilleano século XXI. O que teria Sartre para seduzir tanto um filósofo na contemporaneidade? Em relação aos dois citados teriam muitas. A paixão pela filosofia. O intelectual engajado. O militante político. A literatura.
Apesar de estar ainda perto da metade do livro, consigo perceber a sutileza das palavras para que a mensagem seja transmitida ao leitor com minuciosidade. Tudo o que uma leitura atenta pode fazer. Portentosamente o livro vai fluindo e dividindo as suas idéias com o leitor. Nele passamos com personalidades comentadas como: André Malraux, Heidegger, Nietzsche, Merleau-Ponty, Beauvoir, Blanchot, Bataille, Espinosa, Gide, Stendhal, Romain Gary, Camus, Raymond Aron, De Gaulle, Jules Vuillemin e Jean Wahl entre outros...
Vai sendo mostrado um Sartre que em sua época era o intelectual mais amado e odiado. Um Sartre que escreveu O SER E O NADA e um Sartre que apoiou o Comunismo. Um Sartre que escreveu OS CAMINHOS DA LIBERDADE e um Sartre Ultrabolchevista. Um Sartre amado por sua fiel companheira até o último dia.
É sempre marcante quando conseguimos vencer os nossos preconceitos e ler algo que as vezes nos fazem pensar duas vezes, que nos fazem enxergar na totalidade e não na nossa metade.
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
The road not taken - Robert Frost
And sorry I could not travel both and be one traveler,
long I stood and looked down one as far as I could to where it bent in the undergrowth;
Then took the other,
as just as fair and having perhaps the better claim,
Because it was grassy and wanted wear;
Though as for that, the passing there had worn them really about the same,
And both that morning equally layIn leaves no step had trodden black Oh,
I kept the first for another day!Yet knowing how way leads on to way,
I doubted if I should ever come back.
I shall be telling this with a sighSomewhere ages and ages hence:Two roads diverged in a wood, and I took the one less traveled by,
And that has made all the difference.
sábado, 5 de janeiro de 2008
Carta de Turgueniev para Tolstói

A este tocante apelo, vindo do leito de um moribundo - a carta foi interrompida no meio e Turgueniev escreve que lhe faltam as forças - Tolstói não respondeu imediatamente; quando decidiu fazê-lo, era já tarde demais. Turgueniev morreu sem saber se a sua súplica fora atendida.